tag:blogger.com,1999:blog-72966889832208977342024-02-08T08:34:53.934-03:00Azulejos AssassinosNo princípio os azulejos nos atacaram, agora vamos atacar vocês. Pra isso uns detalhes não podem ficar aí perdidos: (a) não somos amigos de ninguém aqui, inclusive entre si; (b) não criticamos porque achamos que escrevemos melhor, e, sim, porque achamos a crítica uma coisa séria e importante; e (c) se não quiser seu texto aqui, avise que retiraremos - digo, talvez...Nelson Martinelli Filhohttp://www.blogger.com/profile/13208704637002050789noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-7296688983220897734.post-24979181697605794342009-04-01T14:33:00.001-03:002009-04-01T14:41:02.793-03:00saudadeum fala e cai. <br />outro toca e ri...<br />e tenho dito.Anonymousnoreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-7296688983220897734.post-890085722115614602008-06-25T19:56:00.004-03:002008-06-26T13:46:07.513-03:00Descobri, por acaso, Laila. E, pá:<br /><br /><a href="http://lailaco.blogspot.com/2008/06/ao-acaso.html">Ao acaso</a><br /><em>Creio, copio, acuso,</em><br /><em>corro, critico... Não me calo!</em><br /><em>Crio caso!</em><br /><em>Caso queiras, até caso.</em><br /><em>Cobro carinhos</em><br /><em>carícias</em><br /><em>cuidados...</em><br /><em>Curto a vida e</em><br /><em>quando quero colo,</em><br /><em> corro pra casa.</em><br /><br /><div style="text-align: justify;">Um poema ligeiro - daqueles que te vencem por <span style="font-style: italic;">knockout</span> - feito às bases do bom e velho estilo palavra-puxa-palava. Entretanto, é importante ressaltar que a falta de métrica e rima é compensada por esse vai-e-vem de sílabas num ritmo meio <span style="font-style: italic;">staccato</span> e pela exploração das possibilidades semânticas da palavra <span style="font-style: italic;">caso</span>.<br /><br />Desenrolando-se por entre cês - creio, copio, acuso, corro, critico, calo (suspeito até que o calo tenha sido causado por tanta repetição), crio, caso e, ufa, etc. -, o ritmo, como dito, inicia-se truncado, em notas breves - criando caso? -, e se revela <span style="font-style: italic;">prestíssimo</span> nos versos finais, correndo pra casa. Sua velocidade lembrou-me de Cacaso ("poesia rápida como a vida"):<br /></div><br /><em>Poesia</em><br /><em>Eu não te escrevo</em><br /><em>Eu te Vivo<br /></em><br /><em>E viva nós!</em><br /><br /><div style="text-align: justify;">A musa (leia-se poesia) manhosamente inicia os versos. Cobra carinhos e carícias, faz-se de difícil, mas revela seu desejo: o colo de um bom leitor que a percorra com muito cuidado.<br /></div><br />O blog: <a href="http://lailaco.blogspot.com/">http://lailaco.blogspot.com/</a>Nelson Martinelli Filhohttp://www.blogger.com/profile/13208704637002050789noreply@blogger.com6tag:blogger.com,1999:blog-7296688983220897734.post-44220268394357542042008-06-16T20:40:00.006-03:002008-06-16T20:52:17.762-03:00Uma linha torta no tecido da manhã<div align="justify">Sempre tive um dificuldade enorme de estudar prosa. Se me mandarem analisar um conto do Rosa, vou ficar ali, na frente do livro, estupefeito – sem um passo de palavra. Meus caminhos são sempre pelas letras poéticas, é ali que me divirto reconstruindo nos alicerces mais abastados.<br /><br />Mas acabei alcançando alguma coisa de diferente quando encontrei essa prosa que, insisto depois de vocês falarem em poema (como falarão), tem enredo, personagem, narrador, tempo e espaço – e tudo isso debaixo de luzes espantosamente inebriantes. A grande questão é a fusão deles em cada linha:<br /><br /><strong><em>O fruto</em></strong><br /></div><div align="right"><em>"Eu quero que esse momento dure a vida inteira</em></div><div align="right"><em>e além da vida ainda de manhã no outro dia"</em></div><div align="right"><em>Arnaldo Antunes</em></div><div align="justify"><em></em></div><div align="justify"><em>Seu gosto de maçã prosseguia, contudo maçãs não permanecem inteiras depois que se morde. Você, apesar de resistente a mordidas, se derrete em temperatura ambiente. Agora o gosto é de carne, carne viva, corpo vivo, carne sua, desde a sala até o céu, até onde vai o pensamento, sobre a grama do nosso jardim.Sob a luz do sol, o cheiro era de maçã, era de aconchego, era quente, era bom. Era como você, com você, por você.O som que dilacerava o silêncio era da sua voz, fossem palavras belas ou não. Palavras de maçã enlaçavam-me num beijo fatal.</em></div><div align="justify"><em></em></div><div align="justify"><strong></strong></div><div align="justify"></div><div align="justify"><span style="color:#ffffff;">-</span></div><div align="justify">De frente pro desafio, proponho:<br />- o narrador é uma primeira pessoa se dirigindo a nós, segunda;<br />- somos personagens, ora, de um monólogo;<br />- o espaço é alguma coisa em torno da maçã;<br />- o tempo é o (do) enredo, e o enredo é o tempo.<br /><br />O fruto, pois, é o tempo furtado do Arnaldo: mas que amolece na boca de quem nos fala. Não satisfeito com a maçã, signo-mor desse torvelinho, vamos nós pra boca do sujeito; irônica, a mordida, agora, se desfaz em beijo – um assim, fatal, como todo fim de prosa, numa manhã que se quer maçã: concreta, barroca, abstrata. </div><div align="justify"><br /></div><div align="justify"></div><div align="justify">Frutífera essa ruptura no silêncio maluco da prosa contemporânea – um lugar cheio de músicas e bagunças, mas sem som. Afinal, no liquidificador, tudo são palavras de maçã.</div><div align="justify"></div><div align="justify"><em><span style="color:#ffffff;">-</span></em></div><div align="justify"><em>Era como você.</em></div><div align="justify"><em></em></div><div align="justify"><span style="color:#ffffff;">-</span></div><div align="justify">Fiquemos felizes, sim, sendo deglutidos.</div><div align="justify"><span style="color:#ffffff;">-</span></div><div align="justify">(Principlamente no, pra dizer o mínimo, bacana <a href="http://hannebaby.blogspot.com/">http://hannebaby.blogspot.com/</a> - o blog da Hanne.)</div>l. p.http://www.blogger.com/profile/05786631229473780869noreply@blogger.com7tag:blogger.com,1999:blog-7296688983220897734.post-84449945961740000382008-01-18T18:51:00.000-03:002008-01-20T21:35:24.040-03:00Foco: sufogo<div align="justify">O nome é <a href="http://www.blogger.com/profile/10512330080267245510">“incendiária das horas”</a> e tudo o mais ou menos de Bandeira que há nela - o que nos deixa em dúvidas, sempre em dúvidas quando nos deparamos com um texto seu.<br /><br />O furtado dessa vez, pois, é de lá. Seu nome, diga-se, acho que é “coisa”, pelo seguinte motivo: é um poema, parte primeira do que chamou-se de <a href="http://emduvida.blogspot.com/2007/09/trs.html">“Três”</a>, mais adiante esclarecido como “Três coisas diferentes, vomitadas cada uma a seu turno” (guardem o vômito). A nós nos interessa, portanto, o primeiro turno: o em versos – sem métrica, com pouca rima e muita dor.<br /><br />Citado o cânone, vale dizer que vontade de listar o quanto há do pernambucano em tais versos exclui-se logo aqui. A incendiária é ela, por si. Como nesses versos que me parecem ter gosto de arrependimento, que se quer farsa de destino:<br /><br /><span style="color:#ffffff;">-------</span>Sufoco da vida escolhida<br /><span style="color:#ffffff;">-------</span>Se é que escolhida<br /><br />Seria dor? Dor-doçura (“dói de doçura”) ou dor azeda ("ou de vinagre") então? São os braços da bolsa-vida; ou... não, é muito mais que isso, o poema é um tudo!<br /><br />Pois então agora vem à tona mais uma vez a poeta, e querendo vomitar de novo para este espaço sideral. Mas o vômito vem pintado de um verde-botânico, ainda que sem flores: onde esperamos o revólver, vem o calmo coqueiro; e a poeta quer engolir o choro.<br /><br /><span style="color:#ffffff;">-------</span>Alguém aceita selar esse segredo<br /><span style="color:#ffffff;">-------</span>que confesso gritando?<br /><br />Depois dessa, de ouvidos dilacerados, sentidos de aliterações, seguimos pelo percurso-poema até termos os olhos feridos.<br /><br />Queria o poema não ser visto?<br /><br />Quem sabe... Para mim há muita coisa ocultada sob suas dezessete faces inevitavelmente drummondianas. Muita coisa ou nem – apenas alguém em casa comendo baratas.</div>l. p.http://www.blogger.com/profile/05786631229473780869noreply@blogger.com6tag:blogger.com,1999:blog-7296688983220897734.post-14480342515320602022008-01-18T15:51:00.000-03:002008-01-18T18:11:17.111-03:00Nasce a poesia<div> </div><p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; text-align: left;"> Ao <st2:hm>percorrer</st2:hm> o blog de <a href="http://luizdalfior.blogspot.com/">Luiz Carlos Dalfior</a>, pode-se <st2:hm>perceber</st2:hm> a <st1:verbetes>mutação</st1:verbetes> <st1:verbetes>poética</st1:verbetes> <st1:verbetes>por</st1:verbetes> <st1:verbetes>que</st1:verbetes> tem <st1:verbetes>passado</st1:verbetes>: de Stephen King à <st1:verbetes>teoria</st1:verbetes> da relatividade, <st1:verbetes>não numa metamorfose kafkiana, mas num processo lento e gradual, </st1:verbetes><st1:verbetes>sempre</st1:verbetes> deixando <st1:verbetes>acesa</st1:verbetes> a <st1:verbetes>sua</st1:verbetes> <st2:dm>influência</st2:dm> romântica.<br /><span style="color: rgb(255, 255, 255);">...........</span><st1:verbetes>Em</st1:verbetes> <st1:verbetes>particular</st1:verbetes>, destaco o metapoema <a href="http://luizdalfior.blogspot.com/2007/12/esconde-esconde.html">"<st2:dm>Rascunho</st2:dm>"</a>:<br /><br /><i style="">Quero </i><st2:hdm><i style="">achar</i></st2:hdm><i style=""> a </i><st2:dm><i style="">solução</i></st2:dm><i style=""> </i><st2:dm><i style="">para</i></st2:dm><i style=""> </i><st2:dm><i style="">você</i></st2:dm><i style="">, </i><st1:verbetes><i style="">poema</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st1:verbetes><i style="">meu</i></st1:verbetes><i style="">.</i><br /><st1:verbetes><i style="">Mas</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st2:dm><i style="">você</i></st2:dm><i style=""> se acanha<br />e se esconde no </i><st1:verbetes><i style="">verso</i></st1:verbetes><i style=""> de </i><st1:verbetes><i style="">cada</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st1:verbetes><i style="">folha</i></st1:verbetes><i style="">.<o:p></o:p></i><br /></p><p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; text-align: justify;">A <st1:verbetes>luta</st1:verbetes> <st1:verbetes>com</st1:verbetes> a <st1:verbetes>palavra</st1:verbetes>, <st1:verbetes>com</st1:verbetes> o <st1:verbetes>verso</st1:verbetes>, é uma <st1:verbetes>constante</st1:verbetes> na <st1:verbetes>vida</st1:verbetes> dos <st1:verbetes>que</st1:verbetes> se enveredam pelas <st1:verbetes>terras</st1:verbetes> ermas da <st1:verbetes>poesia</st1:verbetes>. E Luiz Carlos, ao <st2:hm>resolver</st2:hm> <st3:infinitivo>poetar</st3:infinitivo>, <st1:verbetes>chega</st1:verbetes> ao <st1:verbetes>dado</st1:verbetes> <st1:verbetes>momento</st1:verbetes> da <st1:verbetes>reflexão</st1:verbetes> <st1:verbetes>poética</st1:verbetes>, do rebuscamento <st1:verbetes>estético</st1:verbetes> e da <st1:verbetes>lapidação</st1:verbetes> do <st1:verbetes>conteúdo</st1:verbetes>. <st1:verbetes>Resultado</st1:verbetes>: <st1:verbetes>problemas</st1:verbetes> à <st1:verbetes>vista</st1:verbetes>. <st1:verbetes>Por</st1:verbetes> <st1:verbetes>conseqüência</st1:verbetes>, surge o <st1:verbetes>desgaste</st1:verbetes>, o <st2:dm>cansaço</st2:dm>, o <st1:verbetes>desapontamento</st1:verbetes> – <st1:verbetes>ora</st1:verbetes>, <st1:verbetes>matéria</st1:verbetes> <st2:dm>para</st2:dm> <st1:verbetes>um</st1:verbetes> metapoema (e tome <st2:dm>trabalho</st2:dm>!). Drummond, <st1:verbetes>entre</st1:verbetes> <st1:verbetes>vários</st1:verbetes> <st1:verbetes>outros</st1:verbetes> <st1:verbetes>poemas</st1:verbetes>, alertou:<br /><st1:verbetes><i style=""></i></st1:verbetes></p><p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; text-align: justify;"><st1:verbetes></st1:verbetes><br /><i style="">Gastei uma </i><st1:verbetes><i style="">hora</i></st1:verbetes><i style=""> pensando </i><st1:verbetes><i style="">um</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st1:verbetes><i style="">verso</i></st1:verbetes><br /><st1:verbetes><i style="">que</i></st1:verbetes><i style=""> a </i><st1:verbetes><i style="">pena</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st1:verbetes><i style="">não</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st1:verbetes><i style="">quer</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st2:hm><i style="">escrever</i></st2:hm><i style="">.<br />No </i><st1:verbetes><i style="">entanto</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st1:verbetes><i style="">ele</i></st1:verbetes><i style=""> está </i><st1:verbetes><i style="">cá</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st1:verbetes><i style="">dentro</i></st1:verbetes><br /><i style="">inquieto, </i><st1:verbetes><i style="">vivo</i></st1:verbetes><i style="">.</i><br /><st1:verbetes><i style="">Ele</i></st1:verbetes><i style=""> está </i><st1:verbetes><i style="">cá</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st1:verbetes><i style="">dentro</i></st1:verbetes><br /><i style="">e </i><st1:verbetes><i style="">não</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st1:verbetes><i style="">quer</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st2:hm><i style="">sair</i></st2:hm><i style="">.</i><br /><st1:verbetes><i style="">Mas</i></st1:verbetes><i style=""> a </i><st1:verbetes><i style="">poesia</i></st1:verbetes><i style=""> deste </i><st1:verbetes><i style="">momento</i></st1:verbetes><br /><i style="">inunda </i><st1:verbetes><i style="">minha</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st1:verbetes><i style="">vida</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st1:verbetes><i style="">inteira</i></st1:verbetes><i style="">.<o:p> </o:p>¹</i><br /></p><div style="text-align: justify;"> </div><p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; text-align: justify;"> No <st1:verbetes>diálogo</st1:verbetes> <st1:verbetes>com</st1:verbetes> o <st1:verbetes>poema</st1:verbetes> de Drummond, “<st2:dm>Rascunho</st2:dm>” <st1:verbetes>também</st1:verbetes> <st1:verbetes>trava</st1:verbetes> uma <st1:verbetes>batalha</st1:verbetes> <st2:dm>para</st2:dm>, no <st1:verbetes>caso</st1:verbetes>, <st2:hm>entrar</st2:hm> no <st2:dm>papel</st2:dm> – a <st2:dm>solução</st2:dm> <st2:dm>para</st2:dm> o <st1:verbetes>enigma</st1:verbetes> (“<st1:verbetes>poema</st1:verbetes> <st1:verbetes>meu</st1:verbetes>” <st1:verbetes>ou</st1:verbetes> “<st1:verbetes>problema</st1:verbetes> <st1:verbetes>meu</st1:verbetes>”?) transforma-o numa <st1:verbetes>espécie</st1:verbetes> de poema-Esfinge. Decifra-me <st1:verbetes>ou</st1:verbetes> <st1:verbetes>te</st1:verbetes> devoro!<br /><span style="color: rgb(255, 255, 255);">...........</span><st1:verbetes> Contudo</st1:verbetes>, a <st2:dm>solução</st2:dm>, <st1:verbetes>por</st1:verbetes> <st1:verbetes>hora</st1:verbetes> <st1:verbetes>distante</st1:verbetes>, acaba <st1:verbetes>por</st1:verbetes> se <st2:hm>formar</st2:hm> <st1:verbetes>diante</st1:verbetes> dos <st1:verbetes>olhos</st1:verbetes> do <st2:dm>poeta</st2:dm>; está germinando, <st1:verbetes>posto</st1:verbetes> <st1:verbetes>que</st1:verbetes> escondido no <st1:verbetes>verso</st1:verbetes> da <st1:verbetes>folha</st1:verbetes>. O metapoema-minuto desvendado <st1:verbetes>mostra</st1:verbetes>, <st1:verbetes>enfim</st1:verbetes>, <st1:verbetes>seu</st1:verbetes> <st1:verbetes>corpo</st1:verbetes> <st1:verbetes>nu</st1:verbetes> <st1:verbetes>que</st1:verbetes> acabou de <st2:hm>nascer</st2:hm>. <st1:verbetes>Resta</st1:verbetes>, <st2:dm>pois</st2:dm>, <st2:hm>lapidar</st2:hm> o <st1:verbetes>verso</st1:verbetes> escondido no <st1:verbetes>verso</st1:verbetes> da <st1:verbetes>folha</st1:verbetes>: é a <st1:verbetes>hora</st1:verbetes> <st2:hdm>lutar</st2:hdm> <st1:verbetes>com</st1:verbetes> as <st1:verbetes>palavras</st1:verbetes>.<br /><span style="color: rgb(255, 255, 255);">...........</span>Luiz Carlos <st1:verbetes>luta</st1:verbetes> <st1:verbetes>luta</st1:verbetes> <st1:verbetes>sem</st1:verbetes> <st2:dm>alarme</st2:dm> – <st1:verbetes>eis</st1:verbetes> <st1:verbetes>que</st1:verbetes> o <st1:verbetes>poema</st1:verbetes> forma-se. <st1:verbetes>Mas</st1:verbetes> <st1:verbetes>atenção</st1:verbetes>! <st1:verbetes>Não</st1:verbetes> se pode <st2:hdm>esquecer</st2:hdm> o <st1:verbetes>que</st1:verbetes> escreveu o <st2:dm>poeta</st2:dm> <st1:verbetes>mineiro</st1:verbetes>:<o:p></o:p><br /><st2:hdm><br /><i style="">Lutar</i></st2:hdm><i style=""> </i><st1:verbetes><i style="">com</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st1:verbetes><i style="">palavras</i></st1:verbetes><i style=""><br />parece </i><st1:verbetes><i style="">sem</i></st1:verbetes><i style=""> </i><st1:verbetes><i style="">fruto</i></st1:verbetes><i style="">.<br /></i><st1:verbetes><i style="">Não</i></st1:verbetes><i style=""> têm </i><st1:verbetes><i style="">carne</i></st1:verbetes><i style=""> e </i><st1:verbetes><i style="">sangue</i></st1:verbetes><i style=""><br /></i><st1:verbetes><i style="">Entretanto</i></st1:verbetes><i style="">, </i><st1:verbetes><i style="">luto</i></st1:verbetes><i style="">.² <o:p></o:p></i><o:p></o:p></p><p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt; text-align: justify;"><o:p></o:p>E <st1:verbetes>então</st1:verbetes>, <st1:verbetes>quando</st1:verbetes> <st2:hm>chegar</st2:hm> a <st1:verbetes>hora</st1:verbetes> da <st1:verbetes>luta</st1:verbetes> vã, <st1:verbetes>ele</st1:verbetes> <st1:verbetes></st1:verbetes>perguntará: <span style="color:black;">trouxeste a </span><st1:verbetes><span style="color:black;">chave</span></st1:verbetes><span style="color:black;">?</span></p><div style="text-align: justify;">¹ "Poesia", <span style="font-style: italic;">Alguma Poesia.</span><br /><span style="font-style: italic;">² </span>"O lutador" (fragmento), <span style="font-style: italic;">Poesias.</span><br /></div><div style="text-align: justify;"><br /></div>Nelson Martinelli Filhohttp://www.blogger.com/profile/13208704637002050789noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-7296688983220897734.post-39819238551210654492008-01-15T22:16:00.000-03:002008-01-15T22:21:58.638-03:00Abordoadas<div align="justify">Dei-me o direito de estar aqui – a quase inaugurar esta bodega –, e achei que um jeito bacana (ou aproveitador) de começar nossas abordagens era com o poema primo deste blog, da Natália de Azevedo:<br /><br /><strong><span style="color:#ffffff;">-----</span>diário de abordo I</strong><br /><span style="color:#ffffff;">-----</span>um dia talvez...<br /><span style="color:#ffffff;">-----</span>ou três.<br /><br />Sorrateiramente, lá nas origens, esse poema veio parar aqui direto das mãos da poeta. Vou lançar sobre ele um olhar vertical e unipolar – redutor, confesso.<br /><br />Um diário de abordo, o Azulejos Assassinos é o próprio “diário de abordo I”, permito-me dizer.<br /><br /><span style="color:#ffffff;">-----</span>Diário no que é pretendido. Finge-se ser feito dia a dia infatigavelmente então.<br /><span style="color:#ffffff;">-----</span>De abordagem, assim, em primeira pessoa – nem sempre do singular.<br /><span style="color:#ffffff;">-----</span>E um. Do singular para o plural, como ao cabo do poema.<br /><br />Noves fora isso. Há mais algumas coisinhas a que destino merecido destaque: tem esse jeitinho rítmico de lidar com palavras, bailarineando; essa vontade de escrever com letra pequena (procedimento comum em se tratando de Natália); e o gosto, a princípio, efêmero, que sempre volta.<br /><br />Com menos destaque, deu para ver uma vontade de dizer mais ali entre os três pontos das reticências e o ponto do fim. Três pontos emparelhados com "um dia" apontando para o fim, que na verdade, ou "talvez", viria em "três". E um ponto fazendo subir os olhos no corpo do poema, eroticamente – da mesma forma como um ponto está no meio de dois.<br /><br />Enfim, isso tudo me deixou impressionista o bastante para dizer que... de verdade, gostei.</div>l. p.http://www.blogger.com/profile/05786631229473780869noreply@blogger.com7tag:blogger.com,1999:blog-7296688983220897734.post-8551631381708329832007-06-13T12:16:00.000-03:002008-01-15T21:40:48.827-03:00diário de abordo Ium dia talvez...<br />ou três.Anonymousnoreply@blogger.com0